Os 5 passos para se tornar uma máquina de produtividade – ainda HOJE

Para ouvir no Itunes, clique aqui.

Para ouvir no Spotify, clique aqui.

Notas do episódio:

0:56 – O que é produtividade?

Definição do Thiago: Criar valor no mundo do jeito mais eficaz e eficiente possível

 

01:43 – Produtividade é só fazer mais coisas em menos tempo?

Produtividade é usar sua “moeda” de maior valor, que é o tempo, de um jeito mais eficaz. Todas as decisões que você toma a cada minuto do seu dia, a cada segundo, vão criando a vida que você tem ou a vida que você quer ter. Por isso, é crucial usar todas as suas moedas do jeito mais inteligente possível

 

03:16 – Como descobrir qual é a melhor maneira de gastar essa moeda? Onde e como investir seu tempo?

Não há uma resposta específica para isso. Depende dos seus objetivos, valores, prioridades e até mesmo seu estado de espírito – que é essencial, pois não pode ser ignorado. Não podemos, simplesmente, “controlar” e “dominar” nosso estado  de espírito, mas podemos mudar o relacionamento que temos com nós mesmos

 

05:05 – E como você faz para buscar esse melhor relacionamento consigo mesmo?

Eu acho desenvolvimento pessoal extremamente importante. Aqui em São Francisco é bem popular e não é uma coincidência que essa região do Vale do Silício seja a sede das startups e do desenvolvimento pessoal – tudo isso está intrinsecamente relacionado.

Você não pode crescer na sua empresa se você não está crescendo como pessoa.

 

07:43 – Como você descobre quais são esses potenciais males que você pode estar trazendo para a sua empresa? Existe algum processo para isso?

Existe! Primeiro: você sempre pode identificar seu “growth edge” – o ponto em que você precisa crescer e explorar. Depois de identificar, temos alguns sistemas interessantes. Um deles é o improv, que são, basicamente, aulas de improvisação onde você aprende a fazer comédia, como em stand-ups. Estão ficando muito famosas em São Francisco. É uma ferramenta muito poderosa, pois te obriga a ser espontâneo, lidar com público, etc.

Também existem experiências mais intensas como o festival “burning man”. Também há muitas opções de cursos para crescer rapidamente em quaisquer aspectos.

 

10:37 Max – Estar consciente dos seus medos e tentar melhorá-los.

 

11:17: Tiago – É importante ter a mente aberta e estar disposto a não esconder esses aspectos da nossa personalidade onde precisamos melhorar.

 

12:08: Raiva – Por que a raiva é um dos maiores potencializadores de resultados

 

15:07 – Por que você decidiu se aprofundar em produtividade?

 

18:08 – As pessoas não sabem fazer a gestão correta de seus trabalhos – incluindo funcionários do Vale do Silício. Ninguém nos ensina a trabalhar, gerir tempo, organizar nosso conhecimento. A faculdade não nos ensina esse tipo de coisa básica, como uma simples gestão de tarefas.

 

20:11 – O que nossos ouvintes podem fazer para (falha no áudio)

Hoje em dia, temos tarefas demais para lembrar de todas elas. Sejam pequenas ou grandes tarefas, chega uma hora em que acumulamos tanta coisa que perdemos o rumo.

Antes de chegar nesse ponto, é importante começar a capturar essas coisas em algum programa de software.

 

23:20 O que acontece com seu cérebro quando você não anota suas tarefas?

As informações ficam “circulando”. Primeiramente, você não percebe que aquilo está te atrapalhando, mas seus neurônios estão processando esses pensamentos.

 

25:29  5 passos para ser mais produtivo e ter menos estresse no dia a dia (baseado no livro Getting Things Done)

1 – Anotar. Não precisa ser um software. Pode até ser um pedaço de papel, desde que você anote em um lugar específico. Não adianta anotar em diversos pedaços de papéis ou cadernos diferentes.

2 – Clarificar/Esclarecer. Determinar exatamente o que você quer cumprir com cada tarefa

3 – Organizar. A melhor maneira é separar por “projetos”. Para ser produtivo, é fundamental saber seus projetos e tê-los anotados. A maioria das pessoas dizem que têm muitos projetos, mas não conseguem listá-los. Colocar as tarefas implícitas em cada projeto também é muito importante.

4 – Revisar. Weekly review. Revisar, semanalmente, todos os seus projetos e se certificar do atual andamento de cada um deles.

5 – Executar. Usar todas as informações coletadas para agir, de fato.

 

31:00 – Como você organiza seu calendário para ser o mais produtivo possível?

Embora seja importante usar calendários, muitas pessoas cometem o erro de listar tudo que querem fazer. Assim, acabam fazendo uma lista de desejos, e não uma lista de afazeres e coisas que ela, realmente, precisa fazer.

 

33:05 – Por que é mais interessante usar Softwares de produtividade (Task Manager) do que fazer anotações manuais.

 

35:05 – Como decidir o que fazer? Quais parâmetros usar para definir isso?

A maioria das pessoas não sabem decidir prioridades. Normalmente, agem pela “urgência”, fazendo primeiro as coisas que estão com menor prazo, e se esquecem de que tem diferença entre aquilo que é urgente e aquilo que é mais importante. Nem sempre essas duas coisas são iguais.

Além disso, as pessoas também esquecem de levar em conta o seu estado de espírito para a realização das tarefas. Às vezes, você vai estar cansado ou, simplesmente, desmotivado e não vai adiantar nada insistir em uma tarefa complexa – e não há nada de errado nisso. Esse é o momento de dar espaço para as coisas mais fáceis.

 

37:34 – Tiago – Assim, você pode ser produtivo mesmo quando você não está produtivo

 

39:20 – Por que é importante dividir seu trabalho entre “trabalho profundo” e “trabalho raso” (deepwork and shallow work)

 

42:24 – A capacidade de manter a concentração por longos períodos de tempo será cada vez mais valiosa.

 

43:25 – O tempo é uma moeda importante. Mas existe uma moeda ainda mais valiosa: atenção.

 

45:10 – Existem maneiras práticas de melhorar a atenção?

Há muitas coisas simples, como desligar suas notificações de aplicativos, por exemplo. Isso treina sua mente para que ela fique menos suscetível à distração. Também há outras coisas como meditação, que para mim é uma prática fundamental para o mundo moderno, pois nos prepara para termos menos tensão e estresse.

 

48:17 – Sobre ter consciência da sua própria atenção

É de suma importância aprender a prestar atenção na sua própria capacidade de prestar atenção nas suas tarefas.

 

50:30 – Como desvincular seu ego da sua empresa ou do seu trabalho

Tudo fica mais fácil quando você aprende a não tomar nada como uma ofensa. Dar alguns passos para trás para poder se observar melhor e ver as coisas de um ponto de vista diferente é uma boa forma de exercitar essa desvinculação do ego.

 

53:58 – Dica prática para quem quer começar a meditar e aprimorar essas habilidades

 

Recomendações de livros do Tiago: Mindfulness, Untethered Soul

Recomendação de livros do Max: Design Your Work

É necessário ter em mente que apenas a leitura não surtirá efeitos: é preciso pôr em prática, experienciar.